Fórum em Português

!!!!!NOVO!!!!! Fórum em Português onde você pode estudar a Bíblia, colocar questões e debater temas Bíblicos. http://www.bibliaaberta.comeze.com/phpBB3/
Terça-feira, 12 de Outubro de 2010

SIMEÃO E ANA

Simeão e Ana foram dois fiéis que adoravam no Templo de Jerusalém. Ambos esperavam o Messias que haveria de vir segundo o seu Antigo Testamento tinha predito.

 

Um dia, um casal pobre e o seu bebé chegam com a oferta prescrita pela Lei, para apresentar o seu filho recém-nascido ao Senhor, a mãe da criança também necessitava de purificação de acordo com a Lei Mosaica. Simeão viu algo extraordinário nesta pequena família. Por fim, a esperança da vida de Simeão tinha aparecido e, através do Espírito Santo, que reconheceu no pequeno bebé o cumprimento da promessa de Deus de salvação para todos.


Lucas não diz se Simeão era um sacerdote do templo ou não, mas já que profetizou e foi possivelmente abordado por Maria e José, quando eles levaram Jesus para a apresentação, torna possível que ele fosse um dos os sacerdotes.


Ana, também, apesar dos seus 84 anos, alegrou-se com a salvação que havia chegado a Jerusalém na forma desta criança. Ela começou a dizer a todos que, como ela, esperavam a redenção da nação que o Redentor havia finalmente chegado.


Quando foi isso?

 

Isto aconteceu quando Jesus tinha apenas alguns dias de idade, então você poderia pensar que isto pode ser datado com precisão (em 1 d.C.). Mas o compilador do calendário cristão tem algumas coisas erradas. Herodes, que estava vivo quando os sábios veiram à procura de Jesus, morreu em 4 a.C., de modo que seria mais ou menos no tempo que Jesus foi trazido ao Templo por Maria e José.


Você pode ler sobre este encontro entre uma família jovem e estas duas pessoas idosas em Lucas capítulo 2, versículos 21 - 40. É um relato que vem logo após o glorioso registo do nascimento de Jesus e da aparição dos anjos aos pastores nos campos (Lucas 2:1-20).

 

Porque essa Visita?

 

Maria e José eram um casal judeu devoto, ansiosos por guardar a Lei e somos informados de que Jesus nasceu sob a Lei de Moisés, que era a lei de Deus para a nação nesse tempo:


“V
indo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.” (Gálatas 4:4,5)


Eles já haviam circuncidado e dado o nome a Jesus no oitavo dia (Lucas 2:21). Agora ele tinha que ser apresentado ao Senhor, como a lei exige (Êxodo 13:2,11,12; e Números 3:11-13). E a própria Maria teve que ser purificada de acordo com a Lei (Levítico 12:2 – 6, 8).

 

O que Aconteceu?

 

No templo, o justo e devoto Simeão, levou o menino Jesus em seus braços e pediu a Deus para permitir que agora pudesse morrer (Lucas 2:29). A vida de serviço de Simeão estava terminada.


Foi uma ocasião repleta de simbolismo, pois em Simeão, temos um retrato da velha, e moribunda Lei Mosaica, tendo a promessa da salvação em seus braços. Olhando nos olhos da Nova Aliança (Jesus), ele sabia que tinha chegado o tempo para o fim da Antiga Aliança. Algo melhor havia chegado.


Simeão em hebraico significa "ouvir". Lucas diz que ele estava esperando a “consolação de Israel” (Lucas 2:25). Isso significa que ele estava esperando o tempo quando a nação de Israel, então sujeita à ocupação romana, seria finalmente livre. Na realidade, Jesus havia chegado em primeiro lugar para libertá-los da escravidão do pecado.


Anna, também, esperava "a redenção de Jerusalém". Ela queria mais do que a liberdade da ocupação estrangeira, mas a liberdade do pecado que tem um poder sobre todas as pessoas. Uma viúva por muitos anos e, possivelmente, sem filhos, como Simeão, Ana tipifica a idosa, e natureza estéril da Aliança Mosaica e regozijava-se de contar sobre o cumprimento da promessa de Deus de um Messias, para qualquer um que estivesse no templo que quisesse escutá-la (Lucas 2:38).


Simeão olhou para o menino Jesus, cujo nome hebraico, Josué, significa “Deus salva” e orou: "
meus olhos já viram a tua salvação"(v 30).


Ele continuou a dizer que esta salvação era uma luz de revelação para os gentios (não judeus) e para a glória do povo de Israel. Por outras palavras, a salvação de Jesus era para todas as pessoas, um eco do que os anjos tinham dito anteriormente aos pastores. Confirmou, também, o que Isaías profetizou; que o Messias seria "uma luz para o gentios" (Isaías 9:1-2; 42:6, 49:6; 60:1-3).

 

Simeão abençoou a pequena família, e fez três profecias surpreendentes, que:

 

  • Jesus causaria a ascensão e queda de muitos (Lucas 2:34);

  • Jesus seria falado contra (v 34);

  • Maria iria sofrer muito com o que se passaria com Jesus (v 35).

Todas estas profecias foram cumpridas exatamente como predito.

 

O Que Aprendemos?

 

1 - O próximo capítulo de Lucas dá uma lista de algumas pessoas importantes no mundo dessa época, começando com o imperador romano, Tibério César. No entanto, a Palavra de Deus não veio para qualquer um deles, mas para um homem humilde no deserto (Lucas 3:2). Desde pastores nos campos até Simeão e Ana de corações abertos, estes versículos mostram que Deus escolhe os humildes, e não os poderosos (Isaías 57:15), a quem Ele se revela e o Seu propósito.

 

2 - Das previsões de Simeão aprendemos que a salvação de Deus é para todas as pessoas: judeus e não-judeus, pois todos nós precisamos ser salvos do pecado.


3 - Eu, Jesus nasceu num lar e amoroso onde Deus era o centro, um padrão para seguirmos.


4 - Havia alguns no antigo Israel que esperaram pacientemente para o aparecimento do Messias, com esperança, como Simeão, que viveriam para ver a Sua vinda. Jesus voltará, uma segunda vez (Atos 1:11). Somos conhecidos de Deus? E estamos com paciência esperando o retorno do Seu Filho? Nós devemos estar!


Joan Lewis

 

(Article: Simeon and Anna, Glad Tidings 1518, pag. 18-19)

 

publicado por boasnovasreinodeus às 18:48
link do post | comentar | favorito
|

Fórum em Português

!!!!!NOVO!!!!! Fórum em Português onde você pode estudar a Bíblia, colocar questões e debater temas Bíblicos. http://www.bibliaaberta.comeze.com/phpBB3/

Contacto

Email para colocar questões ou pedir curso Bíblico grátis: curso_gratis@hotmail.com

pesquisar

 

Formspring

posts recentes

A HERANÇA DOS SANTOS É CE...

O Caminho da Vida - O que...

AS TRANSFUSÕES DE SANGUE ...

AS TRANSFUSÕES DE SANGUE ...

O Sábado na Dispensação C...

Guardar o Sábado

Lúcifer - A verdade sobre...

POSSESSÃO DEMONÍACA

O Caminho da Vida - 1 - A...

O Diabo e Satanás

"... que sinal haverá da ...

"Vós sois as minhas teste...

Êxodo

Génesis

Céu e Inferno

Refutação - Sábado - Adve...

O Verdadeiro Sábado

Os Cristadelfianos - Em q...

Os Cristadelfianos - Em q...

Os Cristadelfianos - Em q...

arquivos

Maio 2013

Novembro 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Março 2011

Janeiro 2011

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

GeoCount


contador gratis

links

subscrever feeds