estudos biblicos,biblia,jeova,jave,jesus,sagradas escrituras,inferno,alma,diabo,satanas

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BOAS NOVAS DO REINO DE DEUS

Artigos e estudos Bíblicos

BOAS NOVAS DO REINO DE DEUS

Artigos e estudos Bíblicos

Os Cristadelfianos - Em que acreditam e o que pregam - cap 1 - A Bela Terra

S. Mestre, 03.01.11

A BELA TERRA

Nunca, desde os primórdios da história o homem teve tanto conhecimento como
tem hoje sobre o planeta em que habita. Nunca antes esteve tão profundamente consciente do grande desconhecimento para além dos limites do seu conhecimento atual. Um dos maiores
frutos das suas conquistas é o sentido que ele ganhou da vastidão de todas as coisas grandes e pequenas.


Ao mesmo tempo, há uma crescente percepção da unidade das coisas. Existe um acordo base, uma correspondência entre os princípios que regem o arranjo e organização de todas as coisas. Há relacionamentos, equilíbrio e interdependências que falam mais e mais de um sistema de pensamento por trás de tudo. O mundo é uma unidade.


Além disso, a própria terra dentro do sistema solar faz parte de um vasto conjunto celeste que se estende em incontáveis repetições e variações, tudo sendo regido por leis físicas, tais como são encontradas no nosso minúsculo mundo. Tudo, em todos os lugares revela ordem inteligente e coerência, e um grande poder que é universal e infalivelmente presente.


A Bíblia sozinha coincide com o mundo à nossa volta com uma explicação da origem das coisas que é simples e abrangente:

 

No princípio, criou Deus os céus e a terra.” (Génesis 1:1)

De um Deus veio tudo o que existe. Dia e noite, terra e céu, mar e terra, erva e árvores, peixes e pássaros, animais e insetos, e, por último, mas supremamente, o homem. Deus é a Unidade por trás, por dentro e em torno de tudo. A Sua Palavra é a sabedoria e razão e ordem em todas as coisas. O Seu Espírito é a força pela qual Ele produziu em sabedoria a criação e ainda a sustenta.


Um começo sem Deus significaria um desenvolvimento sem Deus e um final sem Deus, o que quer que isso pudesse ser. Em tal caso o homem não saberia de onde veio, porque está aqui e para onde
está indo. O universo estaria sem piloto e sem propósito. Não haveria nenhuma mente para explicar a complexa unidade de todas as partes do universo e de tudo o que se encontra nele.


O homem seria um prisioneiro em uma gaiola de um poderes não inteligentes maiores do que ele, um cativo que vê em um cosmos cego. Não haveria explicações exatas para o que somos e onde estamos, e inevitavelmente, não existiriam motivos para esperança, mas simplesmente um tatear esperançoso na escuridão nunca com a possibilidade de encontrar uma Mão para segurar. O homem
seria o seu próprio "criador", mas sem poder para governar e determinar o seu destino. Ele seria como um navio à deriva em um vasto oceano, sempre incerto de encontrar terra ou se haveria qualquer terra para encontrar.


Em maravilhoso e lúcido contraste para a insensatez do ateísmo existem as seguintes palavras da Escritura:


Sobre Deus:

 

Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra?” (Jó 38:4)

 

 

Acaso, não sabeis? Porventura, não ouvis? Não vos tem sido anunciado desde o princípio? Ou não atentastes para os fundamentos da terra? Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos; é ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar;” (Isaías 40:21 - 22)

 

Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.

(Isaías 40:28)

 

Sobre a terra e as suas maravilhas:

 

Do alto de tua morada, regas os montes; a terra farta-se do fruto de tuas obras.

Fazes crescer a relva para os animais e as plantas, para o serviço do homem, de sorte que da terra tire o seu pão,o vinho, que alegra o coração do homem, o azeite, que lhe dá brilho ao rosto, e o alimento, que lhe sustém as forças. Que variedade, SENHOR, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas. Eis o mar vasto, imenso, no qual se movem seres sem conta, animais pequenos e grandes.” (Salmo 104:13 -15, 24 – 25)



Sobre os céus:



Inclina, Jó, os ouvidos a isto, pára e considera as maravilhas de Deus. Porventura, sabes tu como Deus as opera e como faz resplandecer o relâmpago da sua nuvem? Tens tu notícia do equilíbrio das nuvens e das maravilhas daquele que é perfeito em conhecimento?” (Jó 37:14 – 16)



Ou poderás tu atar as cadeias do Sete-estrelo ou soltar os laços do Órion? Ou fazer aparecer os signos do Zodíaco ou guiar a Ursa com seus filhos?” (Jó 38:31 – 32)



Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos. E sejam para luzeiros no firmamento dos céus, para alumiar a terra. E assim se fez. Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas.” (Génesis 1:14 – 16)



Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.” (Salmo 19:1)



O Sumário Divino:



O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais; de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.” (Atos 17:24 - 28)



Certamente ninguém pode ler estas belas palavras da Escritura, sem ficar impressionado com a sua majestosa simplicidade. São ao mesmo tempo abrangentes e profundas. Há instrução e conforto para o homem comum da rua, e é suficiente para o homem educado do século XXI . A Unidade das coisas é explicada: tudo vem de um só Deus. Uma sabedoria permeia tudo. Um poder sustém os céus, contém os poderosos mares, é a fonte de toda a vida, está por trás do poder do átomo e os
instintos dos seres vivos, e pinta as asas da borboleta e o céu poente. O infinitamente grande e o infinitamente pequeno são igualmente o trabalho do Seu poder criativo e se encontram dentro do âmbito do Seu controle.


E o melhor ainda está para vir! A Criação não é um fim em si mesma. Há mais para vir. Glória maior do que jamais se viu encherá este planeta. O propósito de Deus tem um esplendor e uma promessa guardados que todos nós podemos compartilhar. Na verdade, é este propósito e nossa participação nele que nos propomos a analisar nas páginas que se seguem.

 

(The Christadelphians, What they Believe and Preach por Harry Tennant, tradução para português: S.Mestre)