Fórum em Português

!!!!!NOVO!!!!! Fórum em Português onde você pode estudar a Bíblia, colocar questões e debater temas Bíblicos. http://www.bibliaaberta.comeze.com/phpBB3/
Quinta-feira, 22 de Novembro de 2012

O Caminho da Vida - O que Jesus está fazendo agora?

39 - O que Jesus está fazendo agora?
______________________________
Jesus está somente sentado no céu à espera de retornar à terra? Ou está ativamente trabalhando no controlo e direção dos eventos na terra? Como está envolvido quando oramos a Deus? O que a Bíblia quer dizer quando diz que podemos ter Jesus “habitando nossos corações”? Estas questões todas dizem respeito com o que Jesus está a fazer agora. Leia para saber as respostas!
______________________________


Passagem em foco: Hebreus 7:23-8:6

Sob a lei de Moisés, houve muitos sacerdotes que serviram a Deus, que ajudavam o povo a oferecer sacrifícios dia após dia, mas que acabariam por morrer. Agora só temos um sacerdote - Jesus. Ele ofereceu-se a si mesmo como sacrifício, e continua a viver como nosso sumo-sacerdote.

1. Em que sentido o sacrifício de Jesus é diferente dos sacrifícios oferecidos sob a lei? (Veja 7:27-28.)
2. Como Jesus intercede por nós (7:25)?
3. Hebreus 8:1 descreve Jesus como estando sentado à direita de Deus. O que isto quer dizer acerca da sua posição e obra?
4. O que 8:2 diz acerca do que Jesus está a fazer agora? O que isto significa?
5. Em que sentidos é a nova aliança superior à antiga (8:6)?

Jesus o nosso sacerdote e mediador

(Mediador: uma pessoa que ajuda na reconciliação de outras duas).

Os nossos pecados fazem com que nos afastemos de Deus(Veja Capítulo 17, Pecado). Para nos reconciliarmos com Deus, precisamos de ser perdoados e ser tornados justos. Jesus é o mediador que torna isto possível. Ele levou os nossos pecados através da sua morte, para que possamos estar em paz com Deus.

...o sangue de Cristo... purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo! Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados. (Hebreus 9:14-15)

Jesus é mediador no sentido que ele permite-nos ser perdoados, reconciliados com Deus, e ter a vida eterna.

O seu sacrifício abriu o caminho entre a terra e o céu. No momento em que morreu, a cortina do templo rasgou-se em duas, mostrando que o caminho para a presença de Deus tinha sido aberto(Mateus 27:51).

Jesus nosso advogado

(Advogado: uma pessoas que fala em favor de outra).

Jesus também tem o papel de falar de nós a Deus. Os seguintes versículos descrevem o que ele faz.

- É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós(Romanos 8:34.
- Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;(1 João 2:1).
- Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. (Hebreus 7:25).
- Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus; (Hebreus 9:24).

Jesus intercede por nós. Ele é o nosso advogado que está à mão direita de Deus e que fala a Deus por nós. Em Romanos, Paulo descreve este trabalho de Jeus(referindo-se a ele como o Espírito):

Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.
(Romanos 8:26)

Através do poder do Espírito, Jesus sabe o que queremos dizer mesmo que não consigamos expressá-lo. Ele pode falar a Deus de nós, acrescentando coisas às nossas orações que temos dificuldade em dizer.

Jesus entende as nossas tentações e sentimentos humanos, porque ele teve experiência das mesmas emoções.

...convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo. Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados. (Hebreus 2:17-18)

Porque não temos sumo-sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna. (Hebreus 4:15-16)

___________________________________________
Algumas passagens relevantes
Jesus nosso sacerdote e mediador: 1 Timóteo 2:5; Hebreus 2:17; 3:1; 4:14-16; 5:5-10; 6:20-8:6; 9:11-15; 10:12,21; 12:24.
Jesus nosso advogado: Romanos 8:26,34; Hebreus 2:17-18; 4:15-16; 7:25; 9:24; 1 João 2:1.
Jesus nosso Senhor: Efésios 1:20-23; Filipenses 2:9-10; Colossenses 2:10; Hebreus 2:9; 1 Pedro 3:21-22; Apocalipse 1:5.
Jesus nos nossos corações: João 6:56; 14:2,23; 15:5; Romanos 8:9-11; 2 Coríntios 13:5; Gálatas 2:20; Efésios 3:16-17; Colossenses 1:27.
___________________________________________

Quando oramos, é muito reconfortante saber que Jesus entende como nos sentimos e pode ajudar-nos com as nossas orações.

Jesus nosso Senhor

Jesus está agora sentado à direita de Deus, mas não está parado. O livro de Atos descreve Jesus como trabalhando ativamente nas vidas dos crentes:
- derramou o seu espírito no Pentecostes(Atos 2:33);
- ele concedeu arrependimento e perdão de pecados(Atos 5:31);
- controlou a obra de Paulo(Atos 16:7);
- apareceu a pessoas em visões(Atos 9:4-17; 22:17-18; 23:11).

O Apocalipse descreve-o como “Soberano dos reis da terra”(Apocalipse 1:5). Pedro descreve o a sua obra como:


Jesus Cristo... o qual, depois de ir para o céu, está à destra de Deus, ficando-lhe subordinados anjos, e potestades, e poderes. (1 Pedro 3:21-22)

Ele tem autoridade sobre os anjos e sobre os assuntos do mundo. Paulo descreve isso da seguinte forma:

[Deus] ressuscitando-o[Jesus] dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.(Efésios 1:20-23)

A Bíblia não distingue claramente entre a obra que Jesus tem em mãos agora e a de seu Pai. Mas torna claro que Jesus foi sobremaneira exaltado, e que tem grande poder sobre os assuntos do mundo e sobre as vidas dos crentes.

Jesus em nossos corações

Antes de Jesus ir para o céu, prometeu que faria a sua morada com os crentes.

Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. (João 14:23)

Paulo descreve isto como Jesus habitando “no vosso coração, pela fé”(Efésios 3:17). Quando escreveu aos Romanos, ele explicou com mais detalhe:

Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita. (Romanos 8:9-11)

Assim, Deus e Jesus ajudam-nos a controlar a nossa natureza pecaminosa e desenvolver características espirituais.

Sumário

- Jesus é o nosso sacerdote e mediador. O seu sacrifício permite-nos ser perdoados e reconciliarmo-nos com Deus.
- Jesus é o nosso advogado, que fala com o seu Pai por nós e ajuda-nos com as nossas orações.
- Jesus é nosso Senhor, acima de qualquer autoridade humana. Ele controla os eventos no mundo e a na vida dos crentes.
- Jesus estará nos nossos corações se o amarmos e obedecermos aos seus mandamentos. Ele ajuda-nos a controlar a nossa natureza pecaminosa e assiste-nos no desenvolvimento do caráter espiritual.


Para refletir

1. Leia Hebreus 9:15. Esta passagem sugere que a morte de Jesus também provê perdão para pessoas que viveram antes de ele nascer. Como pode isso ser? [Dica: leia Hebreus 10:1-14.]
2. Em que sentido a morte de Jesus abriu o caminho para Deus? Na prática como isto nos afeta?
3. O que significa ter Jesus habitando “em nossos corações”? Na prática como isto nos afeta?

Para investigar mais

1. Leia Hebreus 6:20-7:17. Faça uma lista das várias formas em que Melquizedeque e Jesus são similares.
2. Leia todas as passagens de “Jesus nos nossos corações” na no quadro acima de "Algumas passagens relevantes"(e outras que consiga encontrar). Quais são as condições que devem ser cumpridas antes de Jesus habitar nos nossos corações? Quais são as consequências de ter Jesus a habitar nos nossos corações?

--> Veja também:

9. Oração
10. Adoração
35. O sacrifício de Jesus
51. Os frutos do Espírito
52. Guiados pelo Espírito

publicado por boasnovasreinodeus às 09:24
link do post | comentar | favorito
|

Fórum em Português

!!!!!NOVO!!!!! Fórum em Português onde você pode estudar a Bíblia, colocar questões e debater temas Bíblicos. http://www.bibliaaberta.comeze.com/phpBB3/

Contacto

Email para colocar questões ou pedir curso Bíblico grátis: curso_gratis@hotmail.com

pesquisar

 

Formspring

posts recentes

A HERANÇA DOS SANTOS É CE...

O Caminho da Vida - O que...

AS TRANSFUSÕES DE SANGUE ...

AS TRANSFUSÕES DE SANGUE ...

O Sábado na Dispensação C...

Guardar o Sábado

Lúcifer - A verdade sobre...

POSSESSÃO DEMONÍACA

O Caminho da Vida - 1 - A...

O Diabo e Satanás

"... que sinal haverá da ...

"Vós sois as minhas teste...

Êxodo

Génesis

Céu e Inferno

Refutação - Sábado - Adve...

O Verdadeiro Sábado

Os Cristadelfianos - Em q...

Os Cristadelfianos - Em q...

Os Cristadelfianos - Em q...

arquivos

Maio 2013

Novembro 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Março 2011

Janeiro 2011

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

GeoCount


contador gratis

links

subscrever feeds