Fórum em Português

!!!!!NOVO!!!!! Fórum em Português onde você pode estudar a Bíblia, colocar questões e debater temas Bíblicos. http://www.bibliaaberta.comeze.com/phpBB3/
Sexta-feira, 25 de Setembro de 2009

LIÇÕES SOBRE O PECADO

A Queda do Homem é descrita em Génesis Capitulo Três e tem consequências de longo alcance. Na Sua sabedoria, Deus explicou o que aconteceu para que possamos aprender lições importantes acerca da nossa natureza, nosso mundo, e princípios base sobre os quais Ele agrada-se em nos perdoar e aceita-nos como Seus filhos e filhas, Dudley Fifield agora nos explicará isso.

 

Em conversa com Eva, a serpente disse: "Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal" (Génesis 3:4,5).

 

Por outras palavras a serpente plantou na mente de Eva o pensamento que Deus era mentiroso. De fato disse: "É uma ameaça vã; de fato se vocês comerem da árvore, vocês se tornarão deuses(Heb. "Elohim"), conhecendo o bem e o mal". Vocês serão como os anjos. Agora, como já apontámos, Adão e Eva estavam rodeados pelas provas do amor e fidelidade de Deus. Só poderiam testar a veracidade das palavras de Deus de uma maneira, que era comer da árvore. Eles realmente comeram e à sua própria custa verificaram que a palavra de Deus era verdadeira.

 

Ao acreditarem e terem agido segundo a mentira da serpente, Adão e Eva caluniaram e acusaram falsamente Deus e isto mostra-nos a verdadeira natureza do pecado. Fundamentalmente é não crer na palavra de Deus. Este também é o caso da nossa própria vivência, embora não possamos estar conscientes do fato quando pecamos. Na Sua Palavra, Deus diz, "Este é o caminho, andai por ele" (Isaías 30:21). Se acreditarmos nisso sabemos que, porque Deus é o fiel Criador, Ele sempre nos dirigirá no caminho da satisfação e felicidade.

 

"Seja Deus Verdadeiro!"

 

Muitas vezes, seguimos o nosso próprio caminho, e não o de Deus. Não acreditamos na Sua Palavra; em vez disso procuramos satisfação e contentamento ao cumprir os nossos próprios desejos e ambições. Na realidade, também estamos chamando Deus de mentiroso. Dois importantes fatos surgem aqui:

 

1 -> Se o pecado é "caluniar e falsamente acusar Deus" é de grande significado que a palavra Grega "diabolos" (muitas vezes transcrita "diabo" no Novo Testamento) signifique isso mesmo (veja 1 Timóteo 3:7; 2 Timóteo 3:3; Tito 2:3). Poderíamos ter uma indicação mais forte de que o termo "diabo" descreve o pecado humano?

 

Podemos ilustrar o assunto na forma de uma simples equação, por ligarmos duas passagens das Escrituras que dizem a mesma coisa mas de maneiras diferentes:

 

"Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele(Cristo), igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo" (Hebreus 2:14).

"Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte" (Tiago 1:14,15. Veja também Romanos 5:12; 6:23).

Se você tem algum jeito para resolver equações matemáticas será capaz de chegar à conclusão que é "o diabo" que tem o poder da morte na primeira equação e que é "o pecado" que gera a morte na segunda. Daí podemos ver que a expressão "o diabo" é uma maneira da Bíblia descrever o pecado, em todas as suas manifestações. Esta é a conclusão que chegámos quando considerámos o primeiro pecado em Génesis Capítulo 3.

 

2 -> Porque o pecado é uma rejeição da Sua palavra, Deus magnificou-a acima de tudo (Salmo 138:2). O maior elogio que podemos dar a Deus é crer na Sua Palavra. Esta crença (fé) na Sua Palavra, torna-se um do princípios básicos da obra de salvação de Deus. É por isso que nos é dito no Novo Testamento: "sem fé é impossível agradar a Deus" (Hebreus 11:6).

Considerados Justos

 

Numa noite estrelada Deus convidou Abrão a olhar para o céu:


 

"Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça" (Génesis 15:6).

Abrão era um pecador, no entanto porque ele creu na Palavra de Deus, isso foi contado como justiça. Deus perdoou-lhe os pecados e aceitou-o como justo. A passagem é citada pelo menos três vezes no Novo Testamento. Uma dessas sublinha para nós a importância deste princípio:

 

"E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera. Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça.  E não somente por causa dele está escrito que lhe foi levado em conta, mas também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação" (Romanos 4:19-25)

Justificar significa "declarar justo". Deus também nos justificará, como Ele fez a Abraão (como Abrão foi chamado mais tarde), se pusermos a nossa fé na Sua obra de Salvação em Jesus Cristo.

 

Uma Coberta dada por Deus

 

3 -> Outra lição que pode ser aprendida acerca do pecado surge da reação de Adão e Eva depois de terem comido o fruto proíbido. O registo inspirado diz que:

 

"Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si" (Génesis 3:7).

 

Tornaram-se consciêntes da sua nudez e porque sentiam um vergonha e culpa, cobriram-se. Note que desde dessa altura a nudez tornou-se um símbolo do pecado, vergonha e culpa (veja Apocalipse 3:17, 18).

 

Foi uma reação natural. Isto é como homens e mulheres têm reagido desde então; tentam esconder a sua vergonha e culpa; fazem uma coberta - uma mera fachada que esconde o que eles realmente são. Mas, perante Deus, tais cobertas não valem nada, como Adão e Eva rapidamente descobriram. Já que quando ouviram a voz do SENHOR Deus no jardim, esconderam-se. A resposta de Adão à pergunta "Onde estás?" foi: "Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi" (Génesis 3:9,10).

 

De fato eles não estavam fisicamente nus quando ele disse isso: eles tinham-se coberto com a folhas de figueira. Mas esta coberta que eles tinham preparado para si mesmos não tinha qualquer efeito sobre a sua nudez espiritual: ainda sentiam a vergonha e culpa. Só Deus poderia retirar isso.

 

Note o processo pelo qual Deus fez isso: Primeiro Adão e depois Eva fizeram um confissão franca e aberta sobre o que tinham feito (versículos 12 & 13). Alguns leitores pensam que eles só estavam tentando passar a culpa, mas certamente este não é cerne da questão. Existe outro princípio básico que está enfatizado. Ele livremente reconheceram a sua culpa perante Deus; e isto é como sempre deve ser para os que desejam o perdão de Deus. O Salmista certa vez disse:


"Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniqüidade e em cujo espírito não há dolo. Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado (Salmo 32:1-5)

Enquanto tentamos esconder o nosso pecado de Deus, a vergonha e culpa permanecem. Mas, marvilhosamente, quando confessamos o nosso pecado, Deus esconde-o e remove toda a vergonha e culpa. Assim foi para Adão e Eva e pode ser para nós também:

 

"Fez o SENHOR Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu" (Génesis 3:21).

Dudley Fifield

 

(Article: Lessons about Sin, Glad Tidings 1489, pag. 8-10)

 

publicado por boasnovasreinodeus às 14:03
link do post | comentar | favorito
|

Fórum em Português

!!!!!NOVO!!!!! Fórum em Português onde você pode estudar a Bíblia, colocar questões e debater temas Bíblicos. http://www.bibliaaberta.comeze.com/phpBB3/

Contacto

Email para colocar questões ou pedir curso Bíblico grátis: curso_gratis@hotmail.com

pesquisar

 

Formspring

posts recentes

A HERANÇA DOS SANTOS É CE...

O Caminho da Vida - O que...

AS TRANSFUSÕES DE SANGUE ...

AS TRANSFUSÕES DE SANGUE ...

O Sábado na Dispensação C...

Guardar o Sábado

Lúcifer - A verdade sobre...

POSSESSÃO DEMONÍACA

O Caminho da Vida - 1 - A...

O Diabo e Satanás

"... que sinal haverá da ...

"Vós sois as minhas teste...

Êxodo

Génesis

Céu e Inferno

Refutação - Sábado - Adve...

O Verdadeiro Sábado

Os Cristadelfianos - Em q...

Os Cristadelfianos - Em q...

Os Cristadelfianos - Em q...

arquivos

Maio 2013

Novembro 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Março 2011

Janeiro 2011

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

GeoCount


contador gratis

links

subscrever feeds