Fórum em Português

!!!!!NOVO!!!!! Fórum em Português onde você pode estudar a Bíblia, colocar questões e debater temas Bíblicos. http://www.bibliaaberta.comeze.com/phpBB3/
Sexta-feira, 20 de Novembro de 2009

ABRAÃO E A SEMENTE PROMETIDA

Ao examinar as promessas que Deus fez a Abraão, Dudley Fifield mostrou que um dos ramos referia-se aos descendentes naturais de Abraão - a nação de Israel. Mas o propósito de Deus começou com eles para que crescesse e  expandisse para incluir muitas nações. E tinha como foco um descendente em particular - o Senhor Jesus Cristo

 

Sumário

 

1 -> Abraão seria o pai de muitas nações (tanto a nação Judaica como nações Gentias descenderiam dele).

 

2 -> A semente(singular) dele herdaria as portas dos seus inimigos e nele todas as nações da terra serão abençoadas.

 

Já vimos que Abraão teria descendentes naturais - os povo Judeu - mas as promessas que ele recebeu também faziam referência a um grupo muito mais extenso de descendentes.

 

Multidão Nações

 

A promessa que Abraão seria "pai de muitas nações" está contida no capítulo 17 de Génesis.

Lá Deus diz:

 

 

-> "Te multiplicarei grandissimamente" (versículo 2);

 

-> "Serás o pai de uma multidão de nações" (versículo 4);

 

->"E te farei frutificar grandissimamente e de ti farei nações, e reis sairão de ti" (versículo 6).

 

 

A circuncisão foi o sinal do pacto que Deus fez com Abraão:


"Este é o meu concerto, que guardareis entre mim e vós e a tua semente depois de ti: Que todo macho será circuncidado. E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal do concerto entre mim e vós" (17:10, 11).

Este ritual simbolicamente indicava o cortar fora o poder da carne humana. O propósito de Deus seria cumprido pela agência do homem mas pelo poder de Deus. De fato está nos a ser dito que o significado real desta promessa deve ser encontrado em termos espirituais e não físicos.

 

Isto é confirmado pelo apóstolo Paulo na sua carta aos Romanos. Ao escrever sobre a circuncisão o apóstolo diz de Abraão:

 

"E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem (estando eles também na incircuncisão, a fim de que também a justiça lhes seja imputada)" (Romanos 4:11).

Valores Espirituais


A circuncisão, como explica Paulo, tinha tudo que ver com valores espírituais e não o ato físico em si. Ninguém pode ganhar a vida eterna, não importa quanto se pode tentar cortar os desejos naturais da carne. Deus tem-nos por justos quando acreditamos Nele e confiamos naquilo que Ele pode fazer por nós. Isto é o que Paulo queria dizer quando disse que a justiça pode ser imputada a homens de fé. Paulo continua a sua explicação com uma declaração impressionante:


"Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé" (4:13)

 

Abraão e sua semente(ou descendentes) fiel herdarão o mundo e são homens e mulheres que serão considerados justos à vista de Deus devido àquilo em que acreditam. Tudo isto foi feito nesses dias longínquos do passado e está registado em Génesis, por esta razão:

 

"Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé de Abraão, o qual é pai de todos nós (como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí)" (Romanos 4:16,17).

É verdade que em sentido físico houve nações descenderam de Abraão, como vimos. Mas o ponto fulcral da promessa era que todos os que mostrem a fé Abraão são vistos como filhos de Abraão e com ele herdarão a terra. Virá o tempo em que no Reino de Deus, a terra será habitada por uma multidão de redimidos e todos eles considerarão Abraão seu pai. Farão isso porque obtiveram a sua justiça, e através dela a vida eterna, por acreditarem nos princípios base que foram primeiramente revelados a Abraão nestes capítulos do Livro de Génesis.

 

Uma Semente Especial

 

Mesmo no centro desta obra de redenção de Deus está o Senhor Jesus Cristo.

 

A Abraão for prometido um descendente especial e esta promessa é a componente principal em muitas das coisas que Deus disse a Abraão:

 

"E disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta, agora, os teus olhos e olha desde o lugar onde estás, para a banda do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente; porque toda esta terra que vês te hei de dar a ti e à tua semente, para sempre" (Génesis 13:14-15);

 

"E te darei a ti e à tua semente depois de ti a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão, e ser-lhes-ei o seu Deus" (17:8) .

"E em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz" (22:18).

 São estas quatro simples palavras "e à tua semente" que o apóstolo Paulo faz referência em particular quando escreveu aos Gálatas, pois ele dá esta importante explicação:

 

"Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua posteridade[semente]. Não diz: E às posteridades, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua posteridade[semente], que é Cristo" (Gálatas 3:16).

 Mais tarde no mesmo capítulo o tema é desenvolvido, Paulo escreve:

 

"Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.  Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa" (3:27-29).

Jesus É A Semente Especial

 

O Senhor Jesus é proeminentemente a semente de Abraão. É através do seu sacrifício que todas as nações do mundo são abençoadas - consideradas justas por Deus. Não todas as pessoas que viveram, mas aqueles que têm a fé de Abraão. Não existe barreira, pois a grande multidão dos redimidos que cantam os seus louvores ao Cordeiro exclamam:

 

"E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação; e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra" (Apocalipse 5:9,10).

Lemos em Génesis 22 que a semente de Abraão possuirá as portas dos seus inimigos. Os governadores da cidade sentavam-se às portas; por isso possuir as portas dos inimigos significa conquista. Significa que aquele que possui as portas está numa posição de autoridade para controlar quem entra e quem sai.  O Senhor Jesus conquistou o pecado e a morte. Ele é o que uma vez declarou:

 

"Eu sou o Primeiro e o Último e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno" (Apocalipse 1:17,18).

Por isso o nosso futuro eterno está no controlo do Senhor Jesus. Tudo depende do nosso relacionamento com ele. O que queremos que aconteça? Perdidos para sempre no esquecimento da morte, ou ressuscitados para a gloriosa imortalidade, para vivermos e reinarmos com ele no Reino de Deus?

 

Por Dudley Fifield

 

(Article: Abraham and the Promised Seed 1506, pag. 9-11)

publicado por boasnovasreinodeus às 14:31
link do post | comentar | favorito
|

Fórum em Português

!!!!!NOVO!!!!! Fórum em Português onde você pode estudar a Bíblia, colocar questões e debater temas Bíblicos. http://www.bibliaaberta.comeze.com/phpBB3/

Contacto

Email para colocar questões ou pedir curso Bíblico grátis: curso_gratis@hotmail.com

pesquisar

 

Formspring

posts recentes

A HERANÇA DOS SANTOS É CE...

O Caminho da Vida - O que...

AS TRANSFUSÕES DE SANGUE ...

AS TRANSFUSÕES DE SANGUE ...

O Sábado na Dispensação C...

Guardar o Sábado

Lúcifer - A verdade sobre...

POSSESSÃO DEMONÍACA

O Caminho da Vida - 1 - A...

O Diabo e Satanás

"... que sinal haverá da ...

"Vós sois as minhas teste...

Êxodo

Génesis

Céu e Inferno

Refutação - Sábado - Adve...

O Verdadeiro Sábado

Os Cristadelfianos - Em q...

Os Cristadelfianos - Em q...

Os Cristadelfianos - Em q...

arquivos

Maio 2013

Novembro 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Março 2011

Janeiro 2011

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

GeoCount


contador gratis

links

subscrever feeds