Fórum em Português

!!!!!NOVO!!!!! Fórum em Português onde você pode estudar a Bíblia, colocar questões e debater temas Bíblicos. http://www.bibliaaberta.comeze.com/phpBB3/
Segunda-feira, 23 de Novembro de 2009

MAIS ACERCA DA SEMENTE PROMETIDA

Abraão recebeu muitas promessas de Deus que são princípios básicos. São acerca do seu descendente ou descentes - a palavra "semente" pode significar qualquer um desses. No artigo anterior, Dudley Fifield explicou que cada promessa precisa de ser cuidadosamente examinada para ver se se refere à nação que descende de Abraão, ou a um descendente em Especial. Ele resume o que descobriu até agora e mostra como essas promessas começaram a se cumprir.

 

Sumário

 

O seguinte emergiu do nosso breve estudo das passagens relevantes:

 

1 -> A semente natural de Abraão, as doze tribos de Israel, foi-lhes prometido que possuiriam a terra de Canaã como herança eterna.

 

2 -> Abraão seria pai de uma multidão de nações(isto quer dizer que ambos Judeus e Gentios poderiam descender dele).


3 -> A sua semente (singular) herdaria a porta dos seus inimigos e nele todas as famílias da terra seriam abençoadas.


Agora iremos ver cada uma destas categorias da promessa, uma de cada vez.


A Semente Natural de Abraão

 

As doze tribos de Israel originaram-se de Jacó, neto de Abraão, e tornaram-se no povo escolhido de Deus. Eles eram para ser os guardiões da Verdade de Deus e foram comissionados com estas palavras, faladas por Deus no Sinai:


"Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa" (Êxodo 19:5,6).

Um sacerdote é o representante de Deus entre os homens. Mostra Deus aos homens e trás os homens até Deus. Como nação, Israel tinha esta responsabilidade sacerdotal entre as nações da terra (veja Deuteronómio 4:5-8). Como o apóstolo Paulo expressou quando escreveu aos Romanos, os Judeus tinham estes benefícios:


"... dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e os concertos, e a lei, e o culto, e as promessas; dos quais são os pais, e dos quais é Cristo, segundo a carne" (Romanos 9:4,5).

 

O registo do Antigo Testamento é a história triste de como este povo privilegiado falhou em viver à altura das suas responsabilidades e de como, em consequência, Deus derrubou o reino deles e os espalhou pela terra.

 

Promessas Pactuais

 

Deus no entanto manteve-se verdadeiro para com o seu pacto, e não desistiu do Seu povo. Em vez disso a promessa é novamente reiterada vez após vez que:

 

"Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor, ao seu rebanho" (Jeremias 31:10).

Veja também Deuteronómio 30:1-3; Isaías 11:11,12; e Ezequiel 37:12,21,22.

 

Isto não é um ensinamento só do Antigo Testamento mas encontra-se também no Novo Testamento. O Senhor Jesus disse:

 

"Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem" (Lucas 21:24).

O apóstolo Paulo escreveu isto acerca de Israel:

 

"Digo, pois: porventura, tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela sua queda, veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. E, se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição, a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!" (Romanos 11:11,12).

"Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades. E este será o meu concerto com eles, quando eu tirar os seus pecados" (Romanos 11:25-27).

Israel Reunido de Novo

 

A promessa era que a nação de Israel seria trazida de volta para a sua antiga terra e que o povo se reconciliará com o Senhor Jesus Cristo, o seu Messias. Nesse dia reconhecê-lo-ão por fim como o salvador que Deus enviou, mas seus pais crucificaram-no. Como diz o profeta:

 

"Sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e o prantearão como quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito" (Zacarias 12:10).

A restaurada e arrependida nação então herdará a terra em cumprimento da promessa que Deus fez a Abraão. Esta grande nação herdará a terra para sempre; será a sua herança perpetuamente - de geração em geração. Ocuparão a terra como mortais, servindo no vindouro Reino de Deus que estará centrado em Jerusalém, durante o reinado milenar do Senhor Jesus Cristo - o Milénio. E sabemos quem guiará e dirigirá a nova não durante essa era maravilhosa, pois Jesus fez esta promessa aos seus discípulos:

 

"Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel" (Mateus 19:28).

Dudley Fifield

 

(Article: More About The Promised Seed, Glad Tidings 1505, pag. 9,10) 

publicado por boasnovasreinodeus às 09:42
link do post | comentar | favorito
|

Fórum em Português

!!!!!NOVO!!!!! Fórum em Português onde você pode estudar a Bíblia, colocar questões e debater temas Bíblicos. http://www.bibliaaberta.comeze.com/phpBB3/

Contacto

Email para colocar questões ou pedir curso Bíblico grátis: curso_gratis@hotmail.com

pesquisar

 

Formspring

posts recentes

A HERANÇA DOS SANTOS É CE...

O Caminho da Vida - O que...

AS TRANSFUSÕES DE SANGUE ...

AS TRANSFUSÕES DE SANGUE ...

O Sábado na Dispensação C...

Guardar o Sábado

Lúcifer - A verdade sobre...

POSSESSÃO DEMONÍACA

O Caminho da Vida - 1 - A...

O Diabo e Satanás

"... que sinal haverá da ...

"Vós sois as minhas teste...

Êxodo

Génesis

Céu e Inferno

Refutação - Sábado - Adve...

O Verdadeiro Sábado

Os Cristadelfianos - Em q...

Os Cristadelfianos - Em q...

Os Cristadelfianos - Em q...

arquivos

Maio 2013

Novembro 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Março 2011

Janeiro 2011

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

GeoCount


contador gratis

links

subscrever feeds