Fórum em Português

!!!!!NOVO!!!!! Fórum em Português onde você pode estudar a Bíblia, colocar questões e debater temas Bíblicos. http://www.bibliaaberta.comeze.com/phpBB3/
Sábado, 5 de Setembro de 2009

UM HOMEM COMO DAVID

DAVID, com nada mais que uma fisga e uma pedra, matou o gigante Golias.

 

Esta é a simples história que muitos de nós aprendemos em criança - a história empolgante de um rapaz pastor Judeu que ousou desafirar o Filisteu ( 1 Samuel 17).

 

Talentoso

 

Mas há mais coisas que dizer sobre David. O rapaz que matou Golias tornou-se no Rei de Israel, e ao mesmo tempo um músico e poeta talentoso. Eis aqui um homem com tantos atributos nobres que tornou-se numa das personagens mais amadas da Bíblia - um exemplo de fidelidade e fé em Deus que podemos ainda admirar nos dias de hoje.

 

-> Logo David levou uma vida de encanto?

-> Estava a sua vida livre de todas as dificuldades?

 

Nos livros Antigo Testamento de Samuel e nos primeiros capítulos de Reis e Crónicas temos um relato completo das atividades de David que incluem tanto sucessos como reveses. Seguimos David durante o reinado de Saul, quado ele estava sob ou fora do favor do rei, num momento tocando a sua harpa para acalmar o rei, no momento seguinte desviando-se da lança do rei que fora atirada a ele, e fugindo por sua vida com o seu bando de foragidos.

 

"Pode ser que algum dia venha eu a perecer nas mãos de Saul" (1 Samuel 27:1) era o medo que ele expressou uma vez mas Deus destinou-o para ser rei. Abençoado por Deus, encorajado pelo seu bom amigo Jónatas (Filho de Saul), e adorado pelo povo de Israel, David tornou-se rei quando Saul morreu, mas somente depois de muitos anos de espera paciente.

 

Rei de Israel

 

Como rei, ele teve grande planos. A sua ambição era consolidar o Reino de Israel. O rapaz que matara o gigante agora liderava os exércitos de Israel contra não somente os Filisteus mas também outros inimigos - Síria, Amom, Moabe e Edom, e ele foi vitorioso, pois o registo diz:

 

"O SENHOR dava vitórias a Davi, por onde quer que ia" (Samuel 8:6).

 

Ele queria contruir um templo para Deus em Jerusalém, e começou a reunir os materiais, embora a realização do projecto estaria no fim a cargo do seu filho Salomão (veja 1 Reis 5:3-5).

 

Irrepreensível?

Certamente parece que David não podia fazer mal algum: alguma vez ele desagradou a Deus? É talvez tranquilizador saber que, assim como todos nós, ele sucumbiu à tentação. De fato, ele pecou gravemente ao tomar Bateseba a mulher de um dos seus generais, Urias, e depois causou a sua morte em batalha. Quando o profeta Natã veio a David para informá-lo do desagrado de Deus, David foi contrito; confessou,

 

"Pequei contra o SENHOR",

 

e ele sabia que merecia a morte. No entanto Natã tranquilizou David,

 

"Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás." (2 Samuel 12:13)

 

Pecador Arrependido

 

David não tomou o perdão de Deus em vão. Olhe só como ele expressa primeiro a sua tristeza pelo seu pecado, e a sua gratitude pela misericórdia de Deus:

 

"Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar. Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe" (Salmo 51:3-5).

"Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniqüidade e em cujo espírito não há dolo" (Salmo 32:1,2).

 

A maravilha desses salmos é que eles são verdade, não somente para David mas para qualquer um que humildemente confesse os seus pecados perante Deus. Podemos não pecar do jeito que David pecou, mas qualquer que sejam as nossas falhas podemos ser perdoados. O nosso caminho para o perdão é através da obra de Jesus, cuja vinda David predisse em certo número de seus salmos "Messiânicos".

 

Filho de David

 

Jesus é referido com frequência no Novo Testamento como "Filho de Davi" (ex. Marcos 10:47): Embora o seu Pai fosse Deus, e Maria sua mãe descendesse de David. Jesus, embora fosse o filho de Deus, era um homem como David. Jesus nasceu em Belém, "por ser ele da casa e família de Davi" (Lucas 2:4).

 

Lembre-se de como os anjos disseram aos pastores que guardavam os seus rebanhos nas mesmas colinas e sob as mesmas estrelas que David conheceu:

 

"É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor." (Lucas 2:11)

 

Começamos a ver David com uma luz nova? David é muito mais que um rapaz que matou o gigante. Ele é uma pessoa chave no plano que Deus tem estado trabalhando ao longo das eras. Assim como muitos outros homens e mulheres do passado que acreditaram no verdadeiro Deus, o próprio David será ressuscitado dos mortos quando Jesus retornar do céu, e estará pronto para receber Jesus como o seu rei. Como o anjo Gabriel disse sobre Jesus,

 

"Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim." (Lucas 1:32, 33)

 

Durante 40 anos David foi rei do antigo Israel. Jesus Cristo, o grandioso "Filho de David", será rei para sempre, reinando sobre todo o mundo.

 

Esse é certamente um reino que vale a pena esperar por ele!

 

John Morris

 

(Article: A Man Like David, Glad Tidings 1502, Pag. 16, 17)

publicado por boasnovasreinodeus às 16:49
link do post | comentar | favorito
|

Fórum em Português

!!!!!NOVO!!!!! Fórum em Português onde você pode estudar a Bíblia, colocar questões e debater temas Bíblicos. http://www.bibliaaberta.comeze.com/phpBB3/

Contacto

Email para colocar questões ou pedir curso Bíblico grátis: curso_gratis@hotmail.com

pesquisar

 

Formspring

posts recentes

A HERANÇA DOS SANTOS É CE...

O Caminho da Vida - O que...

AS TRANSFUSÕES DE SANGUE ...

AS TRANSFUSÕES DE SANGUE ...

O Sábado na Dispensação C...

Guardar o Sábado

Lúcifer - A verdade sobre...

POSSESSÃO DEMONÍACA

O Caminho da Vida - 1 - A...

O Diabo e Satanás

"... que sinal haverá da ...

"Vós sois as minhas teste...

Êxodo

Génesis

Céu e Inferno

Refutação - Sábado - Adve...

O Verdadeiro Sábado

Os Cristadelfianos - Em q...

Os Cristadelfianos - Em q...

Os Cristadelfianos - Em q...

arquivos

Maio 2013

Novembro 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Março 2011

Janeiro 2011

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

GeoCount


contador gratis

links

subscrever feeds