Fórum em Português

!!!!!NOVO!!!!! Fórum em Português onde você pode estudar a Bíblia, colocar questões e debater temas Bíblicos. http://www.bibliaaberta.comeze.com/phpBB3/
Quinta-feira, 15 de Julho de 2010

Tiro - Prova das Profecias da Bíblia

Nos tempos antigos, comerciantes fenícios navegaram o Mediterrâneo com os produtos da sua civilização avançada - Madeiras nobres, tecidos tingidos, vidro e metais preciosos.

 

No centro da sua rede comercial estava o próspero porto de Tiro, de onde navegaram os navios mercantes o comprimento do Mediterrâneo. Hoje Tiro é conhecido pelo nome Sur, uma cidade no Líbano a 80 quilómetros a sul de Beirute.

 

Deparamo-nos com Tiro em diversos livros do Antigo Testamento. Por volta de 1000 a.C., o rei Hirão de Tiro, forneceu materiais para a construção do Templo de Salomão. Mais tarde, lemos acerca da notória Jezebel, esposa do Rei Acabe de Israel: ela era a filha de um rei de Tiro.

 

Por volta de de 580 a.C., no entanto, Tiro sofreu o ataque de Nabucodonosor rei de Babilônia, que aplainou a velha cidade e fez os moradores tomarem refúgio numa ilha no mar. Mais tarde, outro invasor, o grego Alexandre, o Grande, colocou um espetacular cerco à ilha, levando ao fim da era dourada de Tiro.

 

Predições Detalhadas

 

A coisa surpreendente sobre os cercos de Tiro por Nabucodonosor e Alexandre é que foram anunciados em considerável detalhe por um dos profetas da Bíblia, Ezequiel. Deus fez com que Ezequiel predissesse coisas terríveis contra vários vizinhos de Israel – Amom, Moab, Edom, Filistia, Tiro, Egito – e mesmo contra o próprio Israel. Os julgamentos sobre Tiro ocupam os capítulos 26 a 28. Deus revela a Ezequiel como o poderoso rei da Babilônia (que altura ameaçava toda a região) lançaria um ataque contra Tiro:

 

Eis que eu trarei contra Tiro a Nabucodonosor, rei da Babilônia, desde o Norte, o rei dos reis, com cavalos, carros e cavaleiros e com a multidão de muitos povos. As tuas filhas que estão no continente, ele as matará à espada; levantará baluarte contra ti; contra ti levantará terrapleno e um telhado de paveses. Disporá os seus aríetes contra os teus muros e, com os seus ferros, deitará abaixo as tuas torres” (26:7-9).

 

E é precisamente isso que aconteceu! Não muito tempo depois que o profeta havia falado, o exército de Nabucodonosor invadiu Tiro, e - depois de um cerco aparentemente que durou 13 anos - a orgolhosa e bela  cidade foi transformada em escombros, deixando uma extensão de rocha nua, como o profeta tinha dito.

 

E se isso era tudo, seria um notável cumprimento da profecia bíblica; Mas havia mais. Deus tinha dito que Ele iria fazer  “subir contra ti muitas nações, como faz o mar subir as suas ondas. ... Roubarão as tuas riquezas, saquearão as tuas mercadorias.” (26:3,12). Mais de dois séculos passaram, o Império Babilônia dá lugar ao dos Medos e Persas, e depois aos Gregos, e outro conquistador coloca os olhos em Tiro.

 

Alexandre, o Grande

Era o ano de 332 a.C., quando as forças de Alexandre, o Grande cumpriram à letra os versículos 12 a 14:

 

Derribarão os teus muros e arrasarão as tuas casas preciosas; as tuas pedras, as tuas madeiras e o teu pó lançarão no meio das águas... Farei de ti uma penha descalvada; virás a ser um enxugadouro de redes, jamais serás edificada, porque eu, o SENHOR, o falei, diz o SENHOR Deus.

 

A cidade continental foi deixada assolada, e os restantes Tírios mudaram-se para a ilha perto da costa. Alexander portanto, tinha um problema: como itia ele atacar uma cidade ilha cercada por altos muros? Os historiadores registam que Ele carregou os escombros da cidade velha para o mar (assim como o profeta de Israel, tinha predito) e construiu uma ponte quase com um quilómetro de comprimento.

 

Ao se aproximar da ilha, ele usou atiradores de pedras enormes e torres de cerco móveis de 48m de altura, das quais os seus arqueiros podiam atirar sobre as paredes. Por último, apesar de baixas - e se abrigando todo o tempo dos projéteis lançados pelos homens de Tiro - Ele derrubou as paredes com aríetes.

 

Levou apenas 7 meses para que a alegadamente inexpugnável cidade-ilha de Tiro se rendesse; milhares foram mortos e muitos dos que sobreviveram foram vendidos como escravos. Em Ezequiel capítulos 27-28 nós temos um lamento comovedor por Tiro.

 

Mais invasões

 

Os céticos, por vezes, levantam a objeção de que a declaração de Ezequiel, “jamais serás edificada” (26:14), não se cumpriu – Por outras palavras, a cidade continuou a existir. Depois da vitória de Nabucodonosor, a cidade foi reconstruída sobre a ilha, e apesar da destruição de Tiro por Alexandre , ser total, o lugar mais tarde foi repovoado em uma menor escala.

Dito isto, porém, durnte o séculos outros conquistadores vieram e destruíram Tiro: os Sírios em 315 a.C.; califado muçulmano em 638 d.C.; Crusadod em 1124 d.C. e, finalmente, os Sarracenos, que deixaram as ruínas que podemos ainda ver hoje. Aliás a calçada(ponte) de Alexandre nunca foi levada pelo mar: simplesmente assoreou e o que era uma vez a ilha de Tiro, é agora uma península ligada ao continente.

 

A profecia de Ezequiel foi bem testada. As suas palavras foram literalmente cumpridas e ficamos maravilhados com o incrível poder da palavra de Deus. E esta é apenas uma das inúmeras profecias na Bíblia que têm vindo a se cumprir  exatamente como as Escrituras predisseram: eventos foram anunciados, e as gerações posteriores testemunharam os resultados previstos.

 

Um aviso para Hoje!

 

E o que dizer das profecias na Bíblia que ainda não foram cumpridas? Segundo o tempo designado por Deus elas virão a se cumprir como previsto: as últimas profecias de Ezequiel; as palavras proféticas de Jesus no Monte das Oliveiras (Mateus 24), por exemplo. O facto de que uma profecia como Ezequiel 26 tenha sido cumprida nos dá total confiança que as profecias relacionadas com o nosso tempo - os últimos dias antes da vinda de Cristo para estabelecer o seu reino - serão cumpridas.

 

“Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas.”(Amós 3:7).

 

Há uma outra reflexão sobre Tiro, um aviso para qualquer um que possa pensar que, não obstante o interessante que tudo isto possa ser como questão histórica, não tem eventualmente, qualquer importância para nós. De certa maneira, as previsões terríveis de Deus sobre Tiro se aplicam a cada cidade, cada civilização, que se orgulha do sucesso e se recusa a reconhecer a Deus.

 

Muitas cidades e países do nossa mundo são assim, e Deus deu-lhes uma advertência. O livro do Apocalipse no final da nossa Bíblia regista visões de julgamentos que virão sobre a terra - e alguma da linguagem realmente tem ecos do julgamento de Tiro:

 

Então, derramou o sétimo anjo a sua taça pelo ar... e ocorreu grande terremoto, como nunca houve igual desde que há gente sobre a terra; tal foi o terremoto, forte e grande....e caíram as cidades das nações...Todas as ilhas fugiram, e os montes não foram achados” (Apocalipse 16:17-20).

 

Depois disso, porém, Deus estabelecerá o Seu reino que jamais será destruído. Essa é a boa notícia sobre a qual podemos basear a nossa fé em Deus e no Seu propósito.

 

John Morris

 

(Article: Tyre - Proof of Bible Prophecy, Glad Tidings 1515, pag. 8 - 10)

publicado por boasnovasreinodeus às 12:07
link do post | comentar | favorito
|

Fórum em Português

!!!!!NOVO!!!!! Fórum em Português onde você pode estudar a Bíblia, colocar questões e debater temas Bíblicos. http://www.bibliaaberta.comeze.com/phpBB3/

Contacto

Email para colocar questões ou pedir curso Bíblico grátis: curso_gratis@hotmail.com

pesquisar

 

Formspring

posts recentes

A HERANÇA DOS SANTOS É CE...

O Caminho da Vida - O que...

AS TRANSFUSÕES DE SANGUE ...

AS TRANSFUSÕES DE SANGUE ...

O Sábado na Dispensação C...

Guardar o Sábado

Lúcifer - A verdade sobre...

POSSESSÃO DEMONÍACA

O Caminho da Vida - 1 - A...

O Diabo e Satanás

"... que sinal haverá da ...

"Vós sois as minhas teste...

Êxodo

Génesis

Céu e Inferno

Refutação - Sábado - Adve...

O Verdadeiro Sábado

Os Cristadelfianos - Em q...

Os Cristadelfianos - Em q...

Os Cristadelfianos - Em q...

arquivos

Maio 2013

Novembro 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Março 2011

Janeiro 2011

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

GeoCount


contador gratis

links

subscrever feeds