Sexta-feira, 27 de Outubro de 2017

Pregando a Verdade - Capítulo 3

CAPÍTULO TRÊS

 

A Palestra de Paulo Estéfanas discutida na casa de Timóteo Bereia

 

Quando Timóteo chegou a casa, encontrou os seus pais e a sua irmã na sala comentando a palestra. A chegada de Timóteo temporariamente interrompeu a discussão. Quando já estava sentado a senhora Bereia reabriu a conversa. Dirigindo-se a Timóteo disse, “Bem, o que achaste da palestra?”

 

Extremamente interessante; Fiquei surpreendido com o conhecimento que o homem tem das escrituras e a sua habilidade em ir às passagens para apoiar os seus argumentos,” foi a resposta.

 

Estou preparada para admitir a sua familiaridade com as escrituras e não duvido que seja sincero, mas claro, está muito enganado em algumas de suas ideias,” disse a Sra. Bereia.

 

Em que pontos em especial achas que ele está errado?” perguntou Timóteo.

 

Bem, claro, lembrarás que ele continuamente se referiu à terra em vez do céu e a coisas materiais em vez daquelas grandes moradas imortais que estão para além das presentes habitações materiais.”

 

Isso é verdade, mãe, mas não foram as suas declarações apoiadas pelo testemunho das escrituras?”

 

Bem, sim, ele citou as escrituras, mas não posso deixar de sentir que foram mal aplicadas. Até os infiéis algumas vezes citam as escrituras para apoiarem as suas convicções. Mas, filho, não notaste que ele atacou a nossa querida antiga fé ortodoxa que chegou a nós como uma herança de incalculável valor? Em certo ponto da sua palestra ele referiu-se à nossa crença, que um dia deixaremos este vale de lágrimas e ascenderemos às regiões celestiais, e então disse que a Bíblia relata uma história completamente; Por outras palavras, a nossa mais acarinhada crença de um lar no céu à aspiramos e que nos anima através da vida e nos conforta na hora da morte – segundo este homem é tudo imaginação. Digo-te isto não é nada menos que infidelidade e tudo o que pude fazer foi ficar sentada a ouvi-lo.”

 

Está bem, mãe, não te agites. Eu sei como te sentes. Eu notei essas coisas que mencionaste, também, e foi por isso que fiquei para trás para falar com ele.”

 

Ah! Então mostraste-lhe o seu erro: Fico muito contente com isso.”

 

Não tão rápido, mãe: em vez disso temo que falhei miseravelmente. Gostaria que estivesses comigo para me ajudares, certamente tudo teria sido diferente. Mas o homem silenciou-me completamente.”

 

Mas, Timóteo, como pôde ser isso?”

 

Foi-lhe muito fácil, mãe. Eu nunca me apercebi do quão pouco conhecia a Bíblia até que falei com o ferreiro pregador. Não pude responder às questões mais simples e não consegui lembrar-me de passagens das Santas Escrituras para apoiar a nossa querida fé. Por exemplo, quando ele abri a discussão ao perguntar-lhe: “Se não vamos para as regiões celestiais por altura da morte como você parece implicar no seu discurso, o que acontece às nossas almas imortais?” Ele respondeu, “As escrituras nunca mencionam almas imortais ou a sua trasladação para regiões celestiais, e daí eu não acreditar em ambas coisas.” “O quê!” Disse eu, “Você quer dizer que não temos almas imortais? Mas toda a Bíblia menciona isso; de onde mais poderia vir essa crença?”

 

Antes de me responder colocou as mãos nos meus ombros e olhou-me diretamente na cara e disse em tom simpático: “Amigo, tenho a certeza que ambos queremos ser guiados pela Palavra de Deus. Se ela está cheia de menções a almas imortais então poderá dizer-me onde encontrar isso. Eu li a Bíblia de ponta a ponta várias vezes e nunca encontrei tal coisa. No entanto, se você mostrar-me uma passagem das Escrituras que fale de uma alma imortal estou disposto a curvar-me perante a Palavra Divina e ser corrigido.”

 

Ele esperou alguns momentos para que eu respondesse, e sabes, mãe, eu não consegui pensar em uma passagem sequer; Eu nunca fiquei tão embaraçado em minha vida e fiquei contente quando o encarregado apagou a luzes naquele momento. O Sr. Estéfanas notou o meu embaraço e disse, “Bem, não importa, podemos falar sobre isso com calma noutra ocasião,” Portanto convidei-o para que viesse aqui na quarta-feira à noite; isso dar-te-á uma oportunidade de falares com ele e corrigir a minha insuficiência, e se for necessário na tua opinião, mãe, pediremos ao nosso pastor, Sr. Hamilton, para vir e ajudar-nos a defender a nossa fé. O Sr. Estéfanas agradeceu-me pelo convite e assegurou-me que viria.”

 

A Sra. Bereia ia responder a Timóteo, mas ao notar o aspeto abatido do seu rosto refreou-se de continuar a discussão e simplesmente disse, “Bem, falaremos sobre isso amanhã de manhã; são quase meia-noite e temos que nos levantar cedo para dar de comer aos nossos animais antes de irmos à igreja. O Sr. Hamilton vai pregar sobre “A Recompensa dos Justos,” e Eu penso que nos fortalecerá e ajudará a ambos escutá-lo. Estou algo arrependida de termos ido ouvir o ferreiro pregar. Parece que te perturbou que alguma forma, mas deixemos isso, coloca isso nas mãos do Senhor em oração e encontrarás alívio para a tua alma perturbada. Boa noite filho.”

 

Boa noite, mãe.”

 

A Sra. Bereia ficou à escuta até que a porta do quarto de Timóteo foi fechada e então virou-se para a sua filha e disse suspirando, “Coitado do Tim, nunca o vi tão perturbado. Esse homem Estéfanas é o responsável por isso, e temos que fazer tudo o que pudermos para que Timóteo não se relacione demasiado com ele.”

 

Porquê mãe? O que te faz pensar que seja necessário tomar tais precauções com Timóteo? Sempre lhe deste crédito pelo seu bom senso, e conheces muito bem a sua reverência pela Bíblia. Estou confiante que ninguém o faria acreditar em nada que seja contrário ao ensino das escrituras. Acho que estás alarmada sem justificação.”

 

Bem,” respondeu a Sra. Bereia, “talvez tenhas razão, mas mesmo assim mais vale prevenir que remediar, e assim intenciono que seja o pai a tratar de quaisquer arranjos ou negócios que requeiram lidar com o ferreiro da aldeia. O meu receio pode ser tolo, Dorcas, mas de alguma forma, a voz da intuição de mãe parece-me dizer que o perigo se aproxima. Boa noite, Dorcas, devemos descansar.

 

A conversa foi assim abruptamente terminada, a mãe e a filha retiraram-se para os seus respetivos quartos.

 

publicado por boasnovasreinodeus às 13:18
link do post | comentar | favorito
|

Contacto

Email para colocar questões ou pedir curso Bíblico grátis: curso_gratis@hotmail.com

pesquisar

 

posts recentes

Pregando a Verdade - Capí...

Pregando a Verdade - Capí...

Pregando a Verdade - Capí...

Pregando a Verdade - Capí...

Pregando a Verdade - Capí...

Pregando a Verdade - Capí...

Pregando a Verdade - Capí...

Pregando a Verdade - Capí...

Pregando a Verdade - Pról...

Os Primeiros Dois Mandam...

A HERANÇA DOS SANTOS É CE...

O Caminho da Vida - O que...

AS TRANSFUSÕES DE SANGUE ...

AS TRANSFUSÕES DE SANGUE ...

O Sábado na Dispensação C...

Guardar o Sábado

Lúcifer - A verdade sobre...

POSSESSÃO DEMONÍACA

O Caminho da Vida - 1 - A...

O Diabo e Satanás

arquivos

Outubro 2017

Maio 2013

Novembro 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Março 2011

Janeiro 2011

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

links

subscrever feeds