estudos biblicos,biblia,jeova,jave,jesus,sagradas escrituras,inferno,alma,diabo,satanas

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BOAS NOVAS DO REINO DE DEUS

Artigos e estudos Bíblicos

BOAS NOVAS DO REINO DE DEUS

Artigos e estudos Bíblicos

Pregando a Verdade - Capítulo 4

S. Mestre, 27.10.17

CAPÍTULO QUATRO

 

Domingo na Casa de Estéfanas

 

O domingo amanheceu com uma brilhante e bonita manhã primaveril. Paulo Estéfanas, era geralmente um madrugador, acordou com os raios de sol que passavam através das gretas das persianas antigas que protegiam as janelas da sua modesta casa rural. O esforço mental exigido pela palestra depois de um dia de trabalho tinha-o fatigado mais do que o normal mesmo se trabalhasse horas extra no estabelecimento. Levantou-se logo, e depois de agradecer ao Pai pela noite de descanso pediu que o orientasse e abençoasse durante o dia, vestiu-se e desceu as escadas, onde encontrou a Sra. Estéfanas na cozinha a preparar a refeição da manhã. Depois de cumprimentar a sua mulher foi para a sala de jantar e foi recebido por um coro de “bons dias” dos filhos, que já estavam levantados e vestidos, estudando as lições da Escola Dominical enquanto esperavam pelo pequeno-almoço.

 

Pegando na Bíblia instalou-se na sua cómoda cadeira para ler a suas “leituras diárias”, mas foi interrompido quando bateram à porta, e apressou-se para ir ir ver quem era.

 

Ao abrir a porta surpreendeu-se ao ver Timóteo Bereia. O jovem foi convidado a entrar, mas declinou com um obrigado, explicando que ele viera sem avisar a família, e desejava regressar antes que dessem por sua falta.

 

Vim para convidá-lo, Sr. Estéfanas, para o nosso serviço religioso da manhã. O Sr. Hamilton, o nosso pastor, vai falar sobre o tema “O Galardão dos Justos”, e gostaria que o senhor ouvisse o que pode ser dito a favor da nossa fé ortodoxa. Você vai, não vai?

 

Bem, não tenho a certeza: veja, fui membro dessa igreja e conheço muito bem os seus ensinos, e faz muito tempo que deixei de ir à igreja porque descobri que os seus ensinos não estão em harmonia com as escrituras.”

 

Você não acha, Senhor Estéfanas, que segundo o assunto em mãos isso é um ponto de vista um pouco estreito? Se adotássemos a mesma atitude para com as suas palestras então ninguém assistiria.”

 

Porque não? Sr. Bereia, se adotassem a minha atitude para com a igreja todos assistiriam aos meus discursos. Veja, eu assistia regularmente nessa igreja até que me convenci que ela não ensinava a Verdade. Agora, se as pessoas de Vila Monótona adotarem a mesma atitude para com as minhas palestras eles continuarão a ir até que se convençam de que não estamos a ensinar a verdade como se encontra na palavra infalível de Deus. Só pedimos que nos oiçam e depois que seja aplicado o teste de Deus. “À lei e ao testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva.” (Isaías 8:20, RC). Não é isto sensato?

Bem, sim, quando visto desse ponto de vista parece sensato; mas estou desapontado em pensar que não virá ouvir o Sr. Hamilton. Veja, eu à pouco estive lá para vê-lo, e falei-lhe da conversa que tivemos ontem à noite, e ele disse-me que apresentaria provas conclusivas da fundação Bíblica para a nossa fé, e claro ele pode fazer isso muito melhor do que um leigo como eu.

 

Bem, isso já é diferente. Se as observações do Sr. Hamilton estão-me destinadas para o meu especial benefício, e se você me permitir dar resposta numa conversa em privado depois, assim por cortesia comum e também pelo desejo do avance da verdade exigem-me concordar com o combinado. Quando começa a reunião?”

 

Às 10:30”

 

Bem, parece que posso fazê-lo. A nossa reunião já terá terminado por essa altura.”

 

Vossa reunião”? Vocês têm uma reunião?

 

Oh, sim. Tentamos seguir o melhor possível os mandamentos e exemplo de Cristo e dos Apóstolos. Vemos que os Apóstolos e os primeiros crentes se reuniam no primeiro dia da semana para partir pão em memória de Cristo, e embora aqui sejamos só eu e a minha esposa, no entanto sentimos a incumbência de guardar os mandamentos e seguir o exemplo dos Apóstolos e por isso temos o nosso “partir do pão” às 9 horas em ponto de cada domingo; e depois reunimo-nos à volta da mesa e temos uma lição da Escola Dominical para as crianças.”

 

Bem, agora devo voltar para casa.” Disse Timóteo, “senão perguntar-se-ão o que há sido de mim. Vê-lo-ei na igreja.

 

Está bem, Sr. Bereia; Se Deus quiser, estarei lá.”

 

Então Timóteo rapidamente atravessou o prado em direção a sua casa, onde a sua mãe já ansiosa andava à sua procura. Não ficou nada satisfeita quando soube que ele tinha estado na casa de Paulo Estéfanas.

 

(Original: Preaching the Truth, A Narrative Reciting the Experiences of a Christadelphian Preaching,"The Truth as it is in Jesus", tradução por S. Mestre)