Sexta-feira, 27 de Outubro de 2017

Pregando a Verdade - Capítulo 5

CAPÍTULO CINCO

 

A Igreja de Vila Monótona

 

O sino da igreja havia tocado a sua badalada final chamando os habitantes de Vila Monótona quando Paulo Estéfanas entrou na pequena igreja e encontrou um lugar perto da porta.

 

O Sr. Hamilton era de certa forma um evangelista no sentido convencional do termo. Era um orador emocional e trabalhava os sentimentos da audiência, contando histórias tocantes e patéticas que muitas vezes traziam lágrimas aos olhos dos que o ouviam.

 

Quando as cerimónias de abertura terminaram, o pastor levantou-se e anunciou o seu tema: “A recompensa dos Justos,” e declarou que tinha-lhe sido especialmente pedido que nessa manhã mostrasse que essa parte da fé ortodoxa está fundada na verdade das Escrituras.

 

Considero,” disse ele, “que isto é uma grande honra, e agora procederei dando-lhes um pouco da grade massa de evidências que podem ser apresentadas. Primeiramente, vem à minha mente aquele tempo em que o Senhor estava para deixar esta terra e ascender ao céu; certamente lembrar-se-ão como ele confortou os seus discípulos nessa ocasião. Disse-lhes, “Não se turbe o vosso coração; credes em deus, crede também em mim. Na casa de meu pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. pois vou preparar-vos lugar… para que, onde eu estou, estejais vós também” (João 14:1-3).

 

Isto,” disse o pastor, “é suficiente para esclarecer a questão de uma vez por todas. Isto prova conclusivamente,” disse ele, “que os justos vão para a casa do Pai no céu para estarem com ele. Não seria necessário citar nenhumas outras passagens para provar isto, porque uma declaração do Senhor vale uma dúzia, porque Ele nunca se contradiz a si mesmo. No entanto, para mostrar o quão forte é a nossa posição, eu peço que vejamos novamente as palavras do Mestre. Ele está a falar a uma multidão e entre outras coisas diz, “bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós” (Mateus 5:11,12).

 

Isto mostra para além de qualquer sombra de dúvida,” disse o pastor, “que o céu é o galardão dos justos. Não vale a pena gastar mais do vosso tempo citando outras passagens do que estas declarações do próprio Mestre.”

 

Contudo, ele disse que teria todo o gosto em fornecer à congregação uma lista de outras passagens que preparara e que incluíam as palavras do ladrão na cruz, a parábola do homem rico e Lázaro e outras provas.

 

O Sr. Hamilton então prosseguiu retratando a glória do céu e os felizes reencontros que acontecerão lá, e finalmente terminou o culto cantando o hino “Isso será glória para mim.”

 

Quando a celebração terminou, Paulo Estéfanas levantou-se do seu lugar com um sentimento misto de tristeza e vexação. Ele dirigiu-se à porta, mas andou só uns poucos passos quando foi abordado pela Sra. Bereia, que depois de lhe dar a mão, perguntou-lhe se havia gostado do sermão.

 

Bem,” disse Paulo, “já que me pergunta. Devo dizer que foi uma mostra deplorável de torção das escrituras.”

 

Porquê, Sr. Estéfanas, como pode dizer tal coisa?” Eu achei o sermão esplêndido e absolutamente conclusivo.”

 

Mas, Sra. Bereia, não notou nada de errado com a citação de João 14?”

 

Claro que não! Todos a conhecemos de cor, “Na casa de meu pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. pois vou preparar-vos lugar. Para que, onde eu estou, estejais vós também.” Ele foi para o céu para preparar-nos um lugar para que possamos estar onde ele está.”

 

Sra. Bereia, você assombra-me. Tenha a bondade de ler a passagem a partir da Bíblia. Aqui está.” Passando-lhe a Bíblia aberta no capítulo catorze de João.

 

A Sra. Bereia confidentemente tomou o livro e leu:

 

Na casa de meu pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.”

 

Que estranho! Nunca tinha notado as palavras, “voltarei,” antes,” disse a Sra. Bereia.

 

Evidentemente o seu pastor também não notou. Mas agora gostaria colocar-lhe uma ou duas questões. Primeira – Quando Jesus voltar, onde estará?”

 

 

Na terra claro.”

 

Agora olhe o texto novamente, e diga-me porque virá de novo.”

 

A Sra. Bereia olhou para o livro novamente e leu a resposta. “para que, onde eu estou, estejais vós também.”

 

Então o que esta passagem realmente ensina é que Cristo irá embora por algum tempo mas voltará de novo à terra para que os seus discípulos estejam com ele na terra.”

 

A Sra. Bereia ficou perturbada e confusa. Paulo, não desejando humilhá-la na presença daqueles que se tinham aproximado durante a conversa, terminou a discussão e sugeriu que ela estudasse o assunto um pouco mais a fundo e relembrou-a do encontro na sua casa, marcado para quarta-feira à noite, onde poderiam falar sobre isso com calma.

 

Depois de apertar a mão a Timóteo e a alguns outros que se tinham ajuntado à volta desejou-lhes um bom dia e foi para casa.

 

A Sra. Bereia esperou até que todos saíssem da igreja e então teve uma conversa longa e atenta com o Sr. Hamilton depois da qual foi para casa totalmente tranquilizada e confiante, e com uma forte determinação em defender a sua fé contra a intrusão desta, como lhe chamava, “nova ideia”.

 

publicado por boasnovasreinodeus às 13:20
link do post | comentar | favorito
|

Contacto

Email para colocar questões ou pedir curso Bíblico grátis: curso_gratis@hotmail.com

pesquisar

 

posts recentes

Pregando a Verdade - Capí...

Pregando a Verdade - Capí...

Pregando a Verdade - Capí...

Pregando a Verdade - Capí...

Pregando a Verdade - Capí...

Pregando a Verdade - Capí...

Pregando a Verdade - Capí...

Pregando a Verdade - Capí...

Pregando a Verdade - Pról...

Os Primeiros Dois Mandam...

A HERANÇA DOS SANTOS É CE...

O Caminho da Vida - O que...

AS TRANSFUSÕES DE SANGUE ...

AS TRANSFUSÕES DE SANGUE ...

O Sábado na Dispensação C...

Guardar o Sábado

Lúcifer - A verdade sobre...

POSSESSÃO DEMONÍACA

O Caminho da Vida - 1 - A...

O Diabo e Satanás

arquivos

Outubro 2017

Maio 2013

Novembro 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Março 2011

Janeiro 2011

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

links

subscrever feeds